• Notícias

Notícias

  • Publicidade Institucional
  • Estudante Internacional

2nd Meeting FallSensing

 

Os resultados finais do projeto FallSensing são apresentados a 19 e 20 de outubro, no 2nd Meeting FallSensing. O evento, que reúne especialistas nacionais e internacionais da área da Fisioterapia, inclui ainda um workshop sobre prevenção de quedas, com base na aplicação clínica desenvolvida no âmbito do projeto.

A participação no 2nd meeting – quer na sessão principal, quer no workshop – é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia, sendo as inscrições limitadas à capacidade da sala. O programa de trabalhos pode ser consultado aqui.

Lançado em novembro de 2015, sob coordenação da docente da ESTeSC Anabela Correia Martins, o FallSensing é um projeto de base tecnológica, que desenvolveu um sistema de rastreio e um conjunto de soluções para a prevenção de quedas em adultos a partir dos 50 anos de idade. Alinhado com as políticas europeias e nacionais para o envelhecimento ativo e saudável –particularmente para a prevenção de quedas e fraturas – permitirá aos fisioterapeutas (articulados com outros profissionais de diferentes setores) assumir um papel determinante na concretização de estratégias realistas, suportadas por modelos preditores de risco de queda com um elevado nível de precisão. A tecnologia FallSensing permitirá ainda a implementação de programas de exercício monitorizados em tempo real – individuais ou em grupo, ajustados ao nível de risco e às preferências de cada pessoa e com feedback durante a execução - para clínica, domicilio ou instituições.

Financiado pelo programa Portugal2020 e pelo Fundo de Desenvolvimento Regional da União Europeia, o projeto Fall Sensing resulta de um consórcio entre a ESTeSC, a Sensing Future Technologies e a Fraunhofer Portugal.


 

® ESTESC | Todos os direitos Reservados.   POSI POSI EU W3C css W3C xhtml