• Notícias

Notícias

  • Publicidade Institucional
  • Estudante Internacional

Docente de Dietética e Nutrição conclui doutoramento

Ana Lúcia Baltazar, docente do departamento de Dietética e Nutrição da ESTeSC, concluiu a 15 de novembro o doutoramento em Ciências da Alimentação, pela Faculdade de Farmácia da Universidade de Valência (Departamento de Medicina Preventiva e Saúde Pública, Ciências da Alimentação, Toxicologia e Medicina Forense).

A docente defendeu a tese “Foodsimplex – Seguridad Alimentaria en Pequeñas y medianas empresas de restauracíon”, tendo sido avaliada com sobresaliente cum laude (10/10).

Em Portugal, os estabelecimentos de restauração são principalmente micro, pequenas e médias empresas com recursos insuficientes para cumprir as disposições legais em segurança alimentar. Estas empresas representam um possível foco em doenças transmitidas por alimentos representando um problema de Saúde Pública. A investigação desenvolvida por Ana Lúcia Baltazar teve como objetivo avaliar uma ferramenta metodológica baseada no sistema “Hazard Analysis and Critical Control Point” (HACCP) – o FoodSimplex –, aplicada em restaurantes, durante um período de quatro anos.

FoodSimplex é uma metodologia de quatro etapas com base na implementação/monitorização operacional do Sistema HACCP, através de auditorias (técnico/funcionais e de segurança alimentar), análises microbiológicas de alimentos/superfícies/manipuladores de alimentos e respetivos planos de ação. A aplicação do FoodSimplex demonstrou uma melhoria estatisticamente significativa em relação à conformidade em segurança alimentar nos parâmetros referenciados, atestando a sua eficácia em estabelecimentos de restauração, contribuindo para a prevenção e promoção da saúde como uma aplicação metodológica em saúde pública.

® ESTESC | Todos os direitos Reservados.   POSI POSI EU W3C css W3C xhtml