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Integração Sensorial

 

CALENDÁRIO DE AÇÕES

 

1ª FASE

Candidatura

até 14 de dezembro

Afixação de lista de candidatos

20 de dezembro

Reclamações

21 a 23 de dezembro

Decisão sobre reclamações

até 27 de dezembro

Lista seriada de candidatos admitidos

28 de dezembro

Reclamações

2 a 4 de janeiro de 2017

Decisão sobre reclamações e lista seriada definitiva

até 6 de janeiro de 2017

Matrícula e inscrição

9 a 12 de janeiro de 2017

RESULTADOS DE CANDIDATURAS

 

1ª FASE

Lista de candidatos admitidos

PDF 

Lista seriada de candidatos admitidos

PDF

Lista seriada definitiva

PDF

APRESENTAÇÃO
A Integração Sensorial (IS) é o processamento da informação sensorial, isto é, a capacidade de receber, classificar, processar e fazer uso das informações sobre as condições físicas do nosso corpo e do ambiente que nos rodeia, através dos nossos sentidos (toque, movimento, posição do corpo, visão, olfato, audição, paladar). Esta informação sensorial vai para o cérebro, onde é organizada e interpretada e como resultado, temos um plano de ação que nos permite dar uma resposta adaptativa apropriada e correta às exigências do ambiente. A Terapia da Integração Sensorial é um método de tratamento de indivíduos com problemas de processamento de estímulos sensoriais e tem como objetivo melhorar a capacidade de integração dos mesmos. Durante a terapia IS, a sensação de sucesso é o primeiro passo para alcançar essa capacidade, portanto o Terapeuta deve ter em atenção a organização do ambiente e do material para poder proporcioná-la.
Esta terapia pode ser útil para lidar com problemas como dificuldades de aprendizagem, perturbação de hiperatividade e défice de atenção, problemas ao nível motor, dispraxia, problemas comportamentais e distúrbios de integração sensorial. No decorrer da terapia, os indivíduos aprendem habilidades ou comportamentos específicos, mas estes não são o principal objetivo, em vez disso, o intuito é que as atividades físicas produzam sensações que levam a respostas adaptativas e por consequência a mais sensações que provocam respostas ainda mais complexas.
No caso das crianças a intervenção é centrada no brincar, permitindo a construção de experiências sensoriais e o planear das suas ações em relação aos outros, respondendo aos desafios crescentes que lhe são pedidos.

Nota: Algumas unidades curriculares serão lecionadas em inglês.

DESTINATÁRIOS

O curso destina-se a licenciados em Terapia Ocupacional ou equivalente legal.

HORÁRIO E PLANIFICAÇÃO

O Curso está organizado num total de 1510 horas 55 ECTS.

Matrículas e inscrições: de 9 a 12 de janeiro de 2017

Inicio das aulas: 27 de janeiro de 2017

EMOLUMENTOS
Consultar edital.

Coordenação Científica:

Graciano Paulo | E-mail: graciano@estescoimbra.pt

 

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