Notícias

  • Publicidade Institucional
  • Estudante Internacional

Integração Sensorial

 2018/19

 

RESULTADOS DE COLOCAÇÃO

 

1ª FASE

Lista de candidatos admitidos

PDF

Lista seriada de candidatos admitidos

PDF

Lista seriada definitiva de candidatos admitidos

PDF

 CALENDÁRIO DE AÇÕES

 

1ª FASE

Candidatura

até 10 de maio

Afixação de lista de candidatos

até 14 de maio

Reclamações

até 16 de maio

Decisão sobre reclamações

até 18 de maio

Lista seriada de candidatos admitidos

18 de maio

Reclamações

até 22 de maio

Decisão sobre reclamações e lista seriada definitiva

até 24 de maio

Matrícula e inscrição

até 30 de maio


APRESENTAÇÃO

A Integração Sensorial (IS) é o processamento da informação sensorial, isto é, a capacidade de receber, classificar, processar e fazer uso das informações sobre as condições físicas do nosso corpo e do ambiente que nos rodeia, através dos nossos sentidos (toque, movimento, posição do corpo, visão, olfato, audição, paladar). Esta informação sensorial vai para o cérebro, onde é organizada e interpretada e como resultado, temos um plano de ação que nos permite dar uma resposta adaptativa apropriada e correta às exigências do ambiente. A Terapia da Integração Sensorial é um método de tratamento de indivíduos com problemas de processamento de estímulos sensoriais e tem como objetivo melhorar a capacidade de integração dos mesmos. Durante a terapia IS, a sensação de sucesso é o primeiro passo para alcançar essa capacidade, portanto o Terapeuta deve ter em atenção a organização do ambiente e do material para poder proporcioná-la.
Esta terapia pode ser útil para lidar com problemas como dificuldades de aprendizagem, perturbação de hiperatividade e défice de atenção, problemas ao nível motor, dispraxia, problemas comportamentais e distúrbios de integração sensorial. No decorrer da terapia, os indivíduos aprendem habilidades ou comportamentos específicos, mas estes não são o principal objetivo, em vez disso, o intuito é que as atividades físicas produzam sensações que levam a respostas adaptativas e por consequência a mais sensações que provocam respostas ainda mais complexas.
No caso das crianças a intervenção é centrada no brincar, permitindo a construção de experiências sensoriais e o planear das suas ações em relação aos outros, respondendo aos desafios crescentes que lhe são pedidos.

Nota: Algumas unidades curriculares serão lecionadas em inglês.

DESTINATÁRIOS

O curso destina-se a licenciados em Terapia Ocupacional ou equivalente legal.

HORÁRIO E PLANIFICAÇÃO

O Curso está organizado num total de 1510 horas 55 ECTS.

Inicio das aulas: 1 de junho de 2018

EMOLUMENTOS
Consultar edital.

LEGISLAÇÃO APLICÁVEL

Regulamento da Pós-Graduação em Integração Sensorial

Regulamento de Cursos não Conferentes de Grau do Instituto Politécnico de Coimbra

INFORMAÇÃO RELEVANTE

Coordenação Científica:

António Carvalho Santos | E-mail: acs@estescoimbra.pt

 

*Aviso importante
De acordo com o disposto no nº 2 do artigo 5º da Lei n.º 7/2007, de 5 de Fevereiro, é interdita a reprodução do cartão de cidadão em fotocópia ou qualquer outro meio sem consentimento do seu titular. Caso não autorize o carregamento de uma cópia do seu documento de identificação no nosso sistema de candidaturas online, deverá dirigir-se pessoalmente aos serviços académicos da ESTeSC para conferência da sua identidade.

 

® ESTESC | Todos os direitos Reservados.   POSI POSI EU W3C css W3C xhtml