• Notícias

Notícias

  • Publicidade Institucional
  • Estudante Internacional

ESTeSC vence Bolsa de Ignição

 

O projeto “Easy Blood Crossmatch” – desenvolvido por três ex-alunos e um docente da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra, em colaboração com a docente e vice-presidente do Instituto Politécnico de Coimbra, Cândida Malça – ganhou uma Bolsa de Ignição INOV C 2020.

Esta é a quarta distinção atribuída ao projeto, que venceu concurso nacional Elevator Pitch (categoria Projetos Nascentes) e uma bolsa de empreendedorismo Start Up Voucher (promovida pelo IAPMEI) e foi distinguido com uma menção honrosa no âmbito do concurso Arrisca C (tipologia Ideias de Negócio).

A equipa premiada é constituída por Fernando Mendes, docente do departamento de Ciências Biomédicas Laboratoriais da ESTeSC, e três ex-alunos da licenciatura: Sofia Galvão, Ana Sofia Ferreira e Carlos Gaspar. A estes, junta-se ainda Cândida Malça, docente do Instituto Superior de Engenharia de Coimbra e atual vice-presidente do Instituto Politécnico de Coimbra.

O grupo está a trabalhar no desenvolvimento de uma tecnologia que possibilita a realização de provas de compatibilidade de sangue de forma rápida e eficaz. Um dispositivo que, quando desenvolvido, permitirá acelerar os procedimentos médicos em situações de emergência hospitalar, bem como agilizar a realização de testes fiáveis de compatibilidade sanguínea em cenários extremos (guerras, catástrofes naturais). Atualmente, para assegurar a compatibilidade entre dador e recetor de sangue, são necessários equipamentos médicos altamente especializados, que tornam o processo moroso e dispendioso.

As Bolsas de Ignição do projeto INOV C 2020 foram criadas para apoiar o “desenvolvimento de projetos inovadores que possibilitem a transferência de conhecimento do meio académico para o tecido empresarial e que estimulem o surgimento de empresas de base tecnológica”, visando “criar estímulos junto da comunidade de investigadores e docentes da Universidade de Coimbra, Instituto Politécnico de Coimbra, Instituto Politécnico de Leiria e Instituto Politécnico de Tomar, com o intuito de fomentar a transformação de resultados de I&D em projetos com potencial comercial».

Equipa Easy Blood Crossmatch

® ESTESC | Todos os direitos Reservados.   POSI POSI EU W3C css W3C xhtml