• Notícias

Notícias

  • Publicidade Institucional
  • Estudante Internacional

ESTeS Coimbra recebe o Galardão “Bandeira Verde” - Eco-Escolas, pelo 9.º ano consecutivo.

E vão nove…, nove bandeiras verdes. Desde 2008, ano em que a ESTeS Coimbra se tornou a primeira Escola do ensino superior, em todo mundo, com o galardão –“Bandeira Verde”, que não mais deixou de receber essa distinção.

Nove anos, Nove bandeiras, a mesma motivação de fazer, a cada ano que passa, mais e melhor que no ano anterior, promovendo o nome da ESTeS Coimbra, mas principalmente as suas boas práticas ambientais.

Este ano a entrega da “Bandeira Verde” vai decorrer em Aveiro e a ESTeSC dinamizará uma atividade fotográfica repleta de boa disposição, alegria e partilha em torno de uma das mais nobres causas na atualidade, a preservação do meio-ambiente.

Orientado para a implementação da Agenda 21 ao nível local, o programa Eco-Escolas visa a aplicação de conceitos e ideias de educação e gestão ambiental à vida quotidiana da escola. Aos estudantes é-lhes dirigido o desafio de se habituarem a participar nos processos de decisão e a tomarem consciência da importância do ambiente no dia-a-dia da sua vida pessoal, académica, familiar e comunitária.

A proposta às escolas consiste na adoção de uma metodologia de trabalho (simplificadamente denominada por 7 passos) que, articulando atividades de exploração de diversos temas, contribua para uma melhoria global do ambiente da escola e da comunidade. As ações concretas desenvolvidas pelos alunos e por toda a comunidade educativa, proporcionar-lhes-ão a tomada de consciência que simples atitudes individuais podem, no seu conjunto, melhorar o Ambiente global.

O Programa procura igualmente, estimular a criação de parcerias locais entre a escola e as autarquias, contribuir para um maior envolvimento e participação em todo o processo, das autarquias, empresas, órgãos de comunicação social e outros agentes interessados em contribuir para a melhoria do Ambiente. Melhorias que se traduzem, também, numa melhor gestão dos recursos e, consequentemente, na diminuição de custos que, na ESTeS Coimbra, se evidenciaram nos consumos de água, energia e papel, entre outros.

No arranque de mais um ano letivo, a ESTeS Coimbra realizará a sua inscrição no programa Eco-Escolas, esperando que este seja mais um ano em que a Educação Ambiental sirva de instrumento fundamental para um processo de alteração de valores, mentalidade e atitudes de modo a criar uma consciencialização profunda e duradoura, em toda a comunidade académica, dos problemas associados às questões ambientais.

Continuando a promover o programa internamente, desafiando cada vez mais toda a comunidade académica a fazer parte deste movimento de cidadania participativa, esperando alcançar o interesse de todos e de cada um para o programa Eco-Escolas onde, neste ano letivo, se contará um conjunto de atividades (desafios) que, a título de exemplo, terão na nossa Escola um espaço possível de separar, para depois reciclar, o papel, passando pelas pilhas, tinteiros e toneres, REE – resíduos elétricos e eletrónicos, até ao óleo e as roupas e materiais escolares.

Será, nesse sentido, um ano letivo em que se irá apelar à “melhoria contínua” do desempenho ambiental da ESTeS Coimbra, para que se possa continuar esta “tradição” iniciada na ESTeS Coimbra, a nível mundial, e que hoje já conta com outras escolas de ensino superior galardoadas desde a Sibéria à Irlanda, passando pela Dinamarca.

Sendo um projeto iniciado no seio do Departamento de Saúde Ambiental, deixou de o ser aquando do seu nascimento, pois é a toda a Comunidade Académica que ele se dirige, com ênfase na participação dos estudantes de todos os cursos e seus representantes.

® ESTESC | Todos os direitos Reservados.   POSI POSI EU W3C css W3C xhtml