• Notícias

Notícias

  • Publicidade Institucional
  • Estudante Internacional

Docente da ESTeSC vence Bolsa Ignição

 

Sofia Viana, Professora Adjunta da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra (ESTEsC), venceu uma Bolsa de Ignição INOV C 2020. O prémio – um incentivo financeiro de 8.500€, que visa estimular a transformação de ideias embrionárias em potenciais invenções viáveis, com base em resultados de projetos de I&D em curso – reconhece o carácter inovador do projeto de investigação “O potencial terapêutico de folhas senescentes de Vaccinium Corymbosum L. (mirtilo) na Esclerose Múltipla: valorização de um subproduto agrícola regional".

A equipa liderada por Sofia Viana e Flávio Reis (investigador do Instituto de Investigação Clínica e Biomédica de Coimbra - iCBR), está a trabalhar no desenvolvimento de uma abordagem tecnológica inovadora para a obtenção de biomassa de folhas senescentes de mirtilo (ao invés das tradicionais infusões) enriquecida em compostos bioativos com potencial neuroprotetor. O objetivo do projeto, que se encontra ainda em fase exploratória, passa ainda por realizar um conjunto de testes pré-clínicos, por forma a avaliar o efeito terapêutico da biomassa em modelos experimentais de esclerose múltipla – doença neurodegenerativa incapacitante que surge frequentemente entre os adultos jovens (20-40 anos).

Além de Sofia Viana e Flávio Reis, integram o projeto os investigadores Filipe Palavra, Frederico Pereira, Carlos Fontes Ribeiro e Sara Nunes (iCBR), e Maria Manuela Pintado (Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica do Porto). É ainda parceira da investigação a Cooperativa Agro-pecuária dos Agricultores de Mangualde CRL (COAPE).

Doutorada em Ciências da Saúde e mestre em Bioquimica, Sofia Viana é docente do departamento de Farmácia da ESTeSC desde 2004.

A Bolsa de Ignição é atribuída no âmbito do programa INOV C 2020 – um ecossistema para promoção do empreendedorismo e inovação na Região Centro, constituído por 10 parceiros nucleares. Integram o INOV C 2020 entidades de ensino superior (Instituto Politécnico de Coimbra, Universidade de Coimbra, Instituto Politécnico de Leiria e Instituto Politécnico de Tomar), incubadoras de empresas (IPN Incubadora e TagusValley), centros de investigação aplicada (ITeCons e SerQ), instituições de fomento ao empreendedorismo e inovação (Instituto Pedro Nunes) e parques de ciência e tecnologia (Biocant e Parque Tecnológico de Óbidos).

 

Sofia Viana é docente do departamento de Farmácia da ESTeSC

 

® ESTESC | Todos os direitos Reservados.   POSI POSI EU W3C css W3C xhtml