• Notícias

Notícias

  • Publicidade Institucional
  • Estudante Internacional

Annual Meeting 2019 marca viragem no congresso internacional da ESTeSC

 

O Annual Meeting 2019 da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra (ESTeSC) marcará uma viragem face às edições anteriores do evento. Pela primeira vez, o congresso que a ESTeSC organiza desde 2013 vai aliar o debate politico-profissional à discussão científica. O objetivo passa por trazer novos públicos à instituição, nomeadamente profissionais das áreas da saúde e investigadores nacionais e internacionais.

“Cuidados de Saúde Primários: desafios e oportunidades” é o tema do congresso que, a propósito da Reforma do Serviço Nacional de Saúde em curso, irá debater o papel das profissões das áreas das tecnologias da saúde nos Cuidados de Saúde Primários (CSP). “Muitas destas profissões intervêm a um nível precoce”, mas há ainda “falta de debate e comunicação interprofissional”, afirmou hoje o presidente da ESTeSC, João José Joaquim, na sessão de apresentação do evento. Também “entre os nossos deputados há ainda um desconhecimento” acerca do papel destes profissionais, acrescentou.

Agendado para os dias 5 e 6 de abril de 2019, o Annual Meeting procurará lançar uma “reflexão multidisciplinar” sobre o papel das tecnologias da saúde nos cuidados de saúde primários, envolvendo “figuras nacionais e internacionais” nesta discussão, explicou João José Joaquim. O primeiro dia de trabalhos ficará reservado para o debate científico, enquanto que, no segundo dia, se discutirão questões político-profissionais.

Assim, no dia 5 de abril serão abordados temas como saúde pública, programas de rastreio e promoção da saúde mental nos CSP, combate às epidemias da atualidade, saúde escolar, entre outros. Graça Freitas (Direção-Geral da Saúde), João Pimentel (Administração Regional de Saúde do Centro), Fernando Almeida (Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge) e Fernando Schmitt (IPATIMUP) são alguns nomes já confirmados. O programa detalhado será divulgado em breve.

O final do primeiro dia de congresso está reservado para apresentação de trabalhos de investigação (comunicações livres e pósteres) autopropostos por estudantes, docentes e investigadores nacionais e internacionais (o período de submissões termina a 30 de novembro). Note-se que, também pela primeira vez, os trabalhos de investigação aceites no âmbito do Annual Meeting serão publicados numa revista científica com fator de impacto, a European Journal of Public Health.

O segundo dia de trabalhos contará com a presença do Coordenador Nacional para a Reforma do SNS na área dos Cuidados de Saúde Primários, Henrique Botelho, de representantes das comissões parlamentares para a saúde de todas as forças políticas, sindicatos e associações profissionais. O objetivo passa por repensar o modelo de CSP em vigor e o contributo que os profissionais das tecnologias da saúde poderão acrescentar, na salvaguarda dos interesses do doente. Destaque ainda para o último painel do segundo dia, que incidirá sobre a organização e intervenção dos CSP em cenários de catástrofe.

Mais informação sobre o Annual Meeting 2019 em https://annualmeeting.estescoimbra.pt/

 

Carla Matos Silva (comissão organizadora do Annual Meeting), João José Joaquim (Presidente da ESTeSC) e Jorge Balteiro (Comissão Organizadora do Annual Meeting) na apresentação pública do evento

® ESTESC | Todos os direitos Reservados.   POSI POSI EU W3C css W3C xhtml