• Notícias

Notícias

  • Publicidade Institucional
  • Estudante Internacional

Docente do departamento de Audiologia conclui doutoramento

Margaria Serrano, docente do departamento de Audiologia da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra (ESTeSC), concluiu o doutoramento em Ciência Cognitiva, pela Universidade de Lisboa.

A tese de investigação da docente, com o tema “Impacto da Hipoacusia Ligeira na Aprendizagem da Leitura”, foi apresentada a júri a 29 de novembro de 2018, tendo sido aprovada com distinção por unanimidade.

O objetivo da investigação passou por verificar em dois grupos de crianças - normo-ouvintes e com hipoacusia ligeira - a qualidade das suas representações fonológicas e o seu impacto em capacidades envolvidas na fase inicial da aprendizagem da leitura. Os resultados obtidos indicam que a hipoacusia ligeira influencia a aprendizagem da leitura na sua fase inicial. As crianças com esse défice adquirem capacidades relacionadas com a leitura de um modo mais lento do que as crianças normo-ouvintes, nomeadamente as capacidades que de algum modo assentam na dimensão fonológica da língua, como sejam a memória fonológica, a consciência fonológica e a leitura de pseudopalavras.

“O aumento da literacia para a saúde, sobre a presença da hipoacusia ligeira nas nossas escolas e sobre a necessidade de as crianças não aprenderem a ler numa escuridão acústica, é urgente. A audição não se vê, mas é uma das pedras basilares de todas as aprendizagens realizadas pelo ser humano”, concluiu Margarida Serrano.

 

® ESTESC | Todos os direitos Reservados.   POSI POSI EU W3C css W3C xhtml