Perguntas Frequentes

Questões gerais

O que preciso de fazer para me inscrever como utilizador da Biblioteca?
A admissão como utilizador realiza-se através da apresentação de um comprovativo de vínculo ao IPC e do preenchimento de uma ficha de inscrição; que deverá ser solicitada no balcão de atendimento da Biblioteca ou para o endereço de correio eletrónico biblioteca@estescoimbra.pt

O acesso aos serviços da Biblioteca é grátis?
Os serviços prestados pela Biblioteca da ESTeSC são gratuitos, com exceção das situações previstas no Regulamento Geral das Bibliotecas e Centro de Documentação e Informação do Instituto Politécnico de Coimbra.

Que serviços são disponibilizados pela Biblioteca?
A Biblioteca da ESTeSC disponibiliza os seguintes serviços: Serviço de Leitura Presencial, Acesso Wireless à Internet, Serviço de Informação e Referência, Empréstimo Domiciliário, Consulta Local, Serviço de Comunicação e Difusão da Informação, Acesso ao Catálogo de Publicações através da Internet; Empréstimo Interbibliotecas, Empréstimo de Gabinetes de Trabalho em Grupo, Serviço de Pesquisa Personalizada, Serviço de Gestão do Repositório Institucional das Publicações Científicas da ESTeSC, Serviço de Formação de Utilizadores, Acesso a Bases de Dados de Referência, Bibliográficas e em Texto integral, Guias de Orientação ao Utilizador, Acesso a Recursos Informativos Selecionados, disponíveis gratuitamente na Internet.

Como posso aceder ao catálogo da Biblioteca?
Depois da entrada no portal institucional da ESTeSC deverá aceder à área da Biblioteca e selecionar o botão que menciona pesquisa no catálogo, ou indicar a url https://biblioteca.estescoimbra.pt/pacweb/

Posso aceder às bases de dados bibliográficas a partir de casa?
Poderá aceder remotamente a todos os recursos bibliográficos de acesso restrito à rede da ESTeSC, recorrendo ao serviço de Acesso Remoto através de VPN. Em caso de dificuldades no uso deste serviço contacte o serviço de apoio informático através do endereço de correio eletrónico giahelp@estescoimbra.pt

Leitura e empréstimo

Como posso requisitar documentos da Biblioteca?
O empréstimo domiciliário de documentos só é permitido a utilizadores inscritos na Biblioteca, realiza-se presencialmente até dez minutos antes do encerramento desta.

Que documentos posso requisitar?
Estão disponíveis para empréstimo domiciliário as obras com etiqueta preta, branca (obras da área de saúde, que se encontram em adequado estado de conservação) ou vermelha na lombada (obras da área de educação, que não estejam danificadas), os números antigos de publicações periódicas. As obras com etiqueta azul na lombada (obras que se possam facilmente danificar e obras necessárias aos vários cursos lecionados na ESTeSC) estão sujeitas a avaliação dos funcionários que procedam ao atendimento. Não podem ser objeto de empréstimo domiciliário as obras de referência como dicionários e enciclopédias, as edições recentes de publicações periódicas, as dissertações de mestrado e teses de doutoramento (salvo com autorização do autor), obras em folhas soltas (dossiers e pastas), trabalhos dos alunos (exceto por indicação específica de um docente) e o material não livro.

Quantos documentos posso requisitar para empréstimo domiciliário e durante quanto tempo?
O número de documentos requisitáveis para empréstimo domiciliário e o prazo de requisição dependem do estatuto de utilizador que tem (docente, bolseiro, investigador, aluno, funcionário, etc.), de acordo com o estabelecido no Regulamento Geral das Bibliotecas e Centro de Documentação e Informação do Instituto Politécnico de Coimbra.

O que devo fazer caso tenha perdido ou danificado um documento da Biblioteca?
Em caso de dano ou extravio das obras é obrigatório proceder à sua substituição por um exemplar igual ou, no caso de a obra se encontrar esgotada, adquirir publicação de valor semelhante e na mesma área temática.

Posso fazer a renovação do empréstimo?
Os empréstimos podem ser renovados desde que estejam dentro do prazo e que não haja uma reserva pendente. A renovação pode ser feita localmente, por via telefónica ou por e-mail, seguindo para tal o estipulado no Regulamento Geral das Bibliotecas e Centro de Documentação e Informação do Instituto Politécnico de Coimbra (link).

Existe alguma penalização para as devoluções feitas com atraso?
O leitor perde o direito à renovação do empréstimo se devolver os documentos fora do prazo estabelecido e não poderá efetuar nova requisição em período duplicado em relação ao incumprimento. Se os prazos estabelecidos para o empréstimo forem abusivamente excedidos o leitor é avisado via e-mail, para proceder à devolução com a maior brevidade possível. A não devolução dos documentos requisitados impossibilita a obtenção de certificados, até que seja realizada a restituição das obras requisitadas.

Gabinetes de Trabalho em Grupo

Como posso requisitar Gabinetes para trabalho em grupo?
A requisição do espaço de gabinetes de trabalho é feita no balcão de atendimento da Biblioteca, com a indicação de número de leitor e nome para membros da comunidade ESTeSC ou de cartão de cidadão para os utilizadores externos.

Os Gabinetes de trabalho em grupo podem ser utilizados por uma só pessoa?
Só é permitido o acesso aos gabinetes de trabalho em grupo por duas ou mais pessoas, até ao limite de oito.

Posso reservar Gabinetes para trabalho em grupo?
A reserva de gabinetes de estudo encontra-se disponível apenas para os membros da comunidade ESTeSC. O pedido de reserva poderá efetuar-se presencialmente ou por correio eletrónico. Será concedida tolerância de 15 minutos a partir da hora de reserva, após este período o gabinete ficará disponível para outro grupo de utilizadores. Cada utilizador apenas pode ter simultaneamente ativos pedidos de reserva com a duração limite de 20 horas por semana.

Qual o período máximo de permanência nos Gabinetes de trabalho em grupo?
O período de permanência do grupo no espaço da sala de estudo é de 4 horas, renovável por igual período no caso de não existirem grupos em lista de espera.

Posso utilizar os Gabinetes de trabalho em grupo não fazendo parte da Comunidade Académica da ESTeSC?
É permitida a utilização de gabinetes de estudo de grupo por utilizadores externos, desde que a ocupação do espaço não seja solicitada por utentes internos da comunidade ESTeSC, que terão sempre primazia no uso destes gabinetes.