Mobilidade de Staff

Missão de Ensino e Formação

O QUE É?

A mobilidade Erasmus + Staff engloba duas vertentes: mobilidade para missões de ensino (STA), para docentes, e mobilidade para formação (STT), para docentes e profissionais não docentes.

⇒ No âmbito da mobilidade STA, os programas incluem a possibilidade de lecionar aulas e participar noutras atividades integradas no programa de ensino da instituição de acolhimento (obrigatória a existência de um acordo Interinstitucional Erasmus+ com a Universidade de destino).

⇒ No âmbito da mobilidade STT, os programas destinam-se à formação em áreas de interesse e de desenvolvimento profissional dos participantes (conferências excluídas).Estes programas de mobilidade permitem a partilha de experiências e o desenvolvimento de competências práticas relevantes para o desempenho das funções profissionais. Através do desenvolvimento profissional, pessoal, social e cultural que proporcionam, são, reconhecidamente, uma mais-valia tanto para as instituições como para os profissionais.

BOLSAS DE APOIO À MOBILIDADE

As bolsas de apoio á mobilidade STA e STT destinam-se a apoiar nos custos adicionais da mobilidade, isto é, as despesas resultantes de um índice de custo de vida mais elevado no país de acolhimento. As bolsas de mobilidade não se destinam a cobrir integralmente despesas referentes aos programas de ensino ou formação nos países elegíveis.

Nota: A informação acima incluída não dispensa a consulta do Regulamento de Seriação e Atribuição de Bolsas de Mobilidade Erasmus+.

Resultados de candidatura a Bolsa de Mobilidade Erasmus+ para Missão de Ensino 2023/2024

Resultados de candidatura a Bolsa de Mobilidade Erasmus+ para Formação 2023/2024

Resultados de candidatura a Bolsa de Mobilidade Erasmus+ para Formação 2023/2024 | 2ª FASE

1ª FASE | CANDIDATURA

⇒ Sob proposta do Gabinete de Relações Internacionais (GRI), é definido anualmente um calendário que é divulgado pela comunidade docente e não docente

⇒ A candidatura é formalizada com o preenchimento de Formulário de Candidatura online

⇒ Os candidatos serão informados por correio eletrónico dos resultados do processo de candidatura, bem como de outras informações/procedimentos relevantes

2ª FASE | PREPARAÇÃO DE PROCESSO DE MOBILIDADE

1. Garantir com a maior antecedência, um Programa de Missão de Ensino ou Formação (modelos abaixo incluídos) assinado pelo candidato e pessoa de contacto na instituição de acolhimento.

• Erasmus+ Staff Teaching Agreement (Missão de Ensino)

• Erasmus+ Staff Training Agreement (Formação)

2. Logo que garantido o previsto no ponto anterior, deverá preencher o formulário online de Registo de Mobilidade Internacional de Staff, disponível no seguinte endereço eletrónico:

•  https://machform.estesc.ipc.pt/view.php?id=102512

⇒ Antes de iniciar o registo no formulário, deve ter consigo cópia digitalizada dos seguintes documentos, que terá que carregar obrigatoriamente na plataforma:

• Cópia do Cartão de Cidadão (frente e verso)
• Comprovativo de IBAN (Número de Identificação Bancária)
• Cópia do CESD (Cartão Europeu de Seguro de Doença) – com data de validade que cubra o período de mobilidade
• Erasmus+ Teaching ou Training Agreement assinado pelo candidato e pela pessoa de contacto na instituição de acolhimento

3. Assinatura do Contrato de Mobilidade Erasmus+ STA ou STT e outra documentação que seja requerida pelo GRI

3ª FASE | ENCERRAMENTO DE PROCESSO DE MOBILIDADE

Até 15 (quinze) dias após o seu regresso de mobilidade, o docente deverá:

⇒ Entregar no GRI o Certificado de Missão de Ensino ou Formação, devidamente assinado pela instituição de acolhimento

⇒ Responder a questionário (Participant’s Report) que é enviado automaticamente para o e-mail, no último dia de mobilidade

DOCUMENTOS DE REFERÊNCIA

→ Regulamento do Programa Erasmus+ | Mobilidades de Estudantes/Docentes/Funcionários não docentes do Instituto Politécnico de Coimbra