3º Congresso Nacional de Fisiologia Clínica

Estão abertas as inscrições para o 3.º Congresso Nacional de Fisiologia Clínica, que a Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra (ESTeSC) acolhe entre os dias 15 e 17 de outubro. Previsto realizar-se em formato totalmente presencial (limitado a 180 inscrições), o congresso, com o tema “Networking Healthcare: o Futuro da Fisiologia Clínica”, conta com a participação de especialistas como Alexandre Quintanilha e Maria de Belém e de representantes de quatro sociedades médicas (Sociedade Portuguesa de Neurologia, Sociedade Portuguesa de Cardiologia, Sociedade Portuguesa de Pneumologia e Associação Portuguesa de Sono).

Estamos a preparar um “evento abrangente e agregador, cujo programa científico procura congregar o valioso contributo de diferentes interlocutores, promovendo a multidisciplinaridade e interdisciplinaridade”, explica o presidente do congresso e docente da ESTeSC, Daniel Filipe Borges, em mensagem de boas-vindas publicada no site do evento.

O encontro arranca com quatro cursos pré-congresso, com forte componente prática, e termina com a apresentação de trabalhos científicos. O período para submissão de trabalhos termina a 31 de agosto.

Inicialmente agendado para 2020, o Congresso Nacional de Fisiologia Clínica foi adiado, na perspetiva de possa realizar-se presencialmente, promovendo o networking entre os participantes. Recorde-se que o evento resulta de um projeto conjunto quatro das escolas públicas portuguesas onde é lecionada a licenciatura em Fisiologia Clínica: Coimbra, Castelo Branco, Lisboa e Porto.