Alunos e docente da ESTeSC vencem 1ª fase do concurso Link Me Up

O projeto GRRE(IN) IPC, desenvolvido por dois estudantes e uma docente da ESTeSC (em parceria com o ISEC, o ISCAC e a empresa Critical Software) é o vencedor do concurso “Link Me Up 1000 Ideias, sistema de apoio à cocriação de inovação, criatividade e empreendedorismo” no Politécnico de Coimbra. A equipa – que propõe a criação de uma aplicação que facilita a partilha de bens entre a comunidade académica, promovendo o consumo sustentável e a economia circular – vai agora participar no Concurso Nacional de Ideias de Cocriação de Inovação.

O grupo está a desenvolver uma ferramenta digital que possibilita a troca de bens entre estudantes, docentes e não docentes, “sem utilização de dinheiro ou qualquer tipo de obrigação”. “Todos os anos assistimos à chegada de estudantes estrangeiros que precisam temporariamente de roupa, utensílios de cozinha, eletrodomésticos. Por outro lado, existe uma comunidade mais carenciada, composta por estudantes que infelizmente não têm capacidades económicas para adquirir certos bens. Do lado oposto, há estudantes que têm roupas, livros, equipamentos eletrónicos a mais, aos quais não dão uso”, descreveu a equipa na sessão pública de apresentação do projeto. O objetivo passa por facilitar o contacto entre estes três grupos, através de uma aplicação web ou mobile.

A equipa GRRE(IN) IPC – que, entretanto,está também a concorrer ao Poliempreende – é constituída por Marco Filipe e Nuno Correia (alunos da licenciatura em Saúde Ambiental da ESTeSC), Pedro Gaspar (estudante do ISEC),  Soraia Sousa (aluna do ISCAC) e Fernanda Bresciani (aluna do Politécnico de Portalegre). As docentes Susana Paixão (ESTeSC) e Cristina Agreira (ISEC) são facilitadoras do projeto, que tem a Critical Software (representada por Benjamim Cardoso) como empresa desafiadora.

Fortalecer a colaboração entre a academia e as empresas, através da facilitação de projetos que envolvem equipas multidisciplinares de estudantes, professores e empresas na resolução conjunta de desafios ou problemas reais dessas entidades é precisamente a objetivo do projeto “Link Me Up – 1000 Ideias, sistema de apoio à cocriação de inovação, criatividade e empreendedorismo”. A primeira edição deste projeto no Politécnico de Coimbra – cujos resultados foram apresentados no passado dia 14 – envolveu 11 empresas/desafiadoras, 60 estudantes e 20 facilitadores/docentes.

Com apoio financeiro do COMPETE/Portugal 2020, o “Link Me Up” aplica o modelo Demola, criado pela Demola Global – uma organização internacional que facilita projetos de cocriação entre instituições de ensino superior e entidades públicas e privadas, quer a nível local, quer a nível internacional, nascida em 2008, na Finlândia, e atualmente a operar em 18 países por todo o mundo.

 

Equipa GRRE(IN) IPC, na sessão pública de apresentação dos projetos