Docente de Audiologia conclui doutoramento

Cristina Nazaré, docente da unidade científico-pedagógica de Audiologia da Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Politécnico de Coimbra (ESTeSC-IPC), concluiu, a 19 de novembro, o doutoramento em Psicologia, na especialidade de Psicologia Social e Cognitiva.

“Unimodalidade e multimodalidade nas representações dinâmicas: Formatos visuais, auditivos e audiovisuais” é o tema do trabalho apresentado à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, aprovado com distinção e louvor, por unanimidade.

O estudo investigou o grau em que propriedades temporais e espaciais do som podem influenciar o processamento visual do movimento em tarefas audiovisuais de localização espacial. Contrariamente a estudos anteriores, os resultados documentaram efeitos de melhoria (aumento da exatidão e precisão) audiovisual na localização espacial de estímulos dinâmicos em visão central. Este benefício audiovisual pôde ser atribuído sobretudo às propriedades temporais do som e observou-se tanto em condições de sincronia como com valores de assincronia audiovisual claramente supraliminares (e.g., ± 500 ms).

As conclusões apontam para uma estreita conexão entre processamento multissensorial e atenção intermodal, com implicações práticas para: (i) a reabilitação audiovisual de défices do processamento visual do movimento (por abordagens compensatórias e eventualmente restaurativas); (ii) a reabilitação de alterações funcionais da ação visualmente guiada associadas ao processo de envelhecimento; (iii) a área da ergonomia percetiva (feedback multissensorial e ampliação intermodal da interação homem-computador; (iv) o diagnóstico de perturbações do processamento auditivo temporal; (v) a avaliação do impacto da amplificação auditiva (com aparelhos auditivos ou implantes cocleares) no processamento da informação temporal do som e suas repercussões intermodais.