Rede internacional estuda impactos da COVID-19

A Escola Superior Tecnologia da Saúde de Coimbra (ESTeSC) é um dos parceiros do projeto unCoVer, que vai avaliar o impacto da Covid-19 a nível mundial e propor estratégias de Saúde Pública a implementar no futuro pós-pandemia. Representada pela docente Ana Lucia Baltazar, a ESTeSC terá a cargo o tratamento dos dados relacionados com hábitos alimentares e nutrição, sendo a única instituição portuguesa a atuar nesta área no âmbito do programa.

O projeto unCoVer – financiado em três milhões de euros pelo programa Horizonte 2020 – reúne 26 parceiros europeus e norte-americanos que, durante dois anos, vão trabalhar na recolha e análise de dados relacionados com a prestação de cuidados de saúde e hábitos de vida em período de pandemia. Analisando dados que atualmente se encontram dispersos e tratando-os de forma global, a rede – composta por instituições de ensino, agências de saúde e hospitais – procurará preencher lacunas de conhecimento e reunir informação sobre a segurança e eficácia dos tratamentos à Covid-19, bem como sobre o impacto da doença junto da população e dos sistemas de saúde. “Uniformizando conhecimento será possível criar evidência científica e estratificar estratégias de Saúde Pública para o futuro”, explica Ana Lúcia Baltazar, docente do departamento de Dietética e Nutrição da ESTeSC.

Intervindo na área da Nutrição, a docente vai trabalhar dados sociodemográficos, bem como questões relacionadas com estilos de vida, nutrição e hábitos alimentares – cujos padrões terão sido alterados no contexto da pandemia. “A relação entre os novos hábitos alimentares, o estado nutricional e a COVID-19 revelam-se hoje como imperativos para o conhecimento e transposição do mesmo, bem como na identificação de estratégias em saúde”, nota, lembrando que “a pandemia Covid-19 representa um desafio global”.

Liderado pelo Institute for Tropical Medicine Antwerp, o projeto unCoVer teve início a 15 de novembro e vai prolongar-se até novembro de 2022.