II Jornadas de Nutrição e Economia Social

No passado dia 27 de Novembro, decorreu a 2ª edição das Jornadas de Nutrição e Economia Social, organizadas pela Pós-Graduação em Nutrição, Alimentação Coletiva e Restauração da Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Politécnico de Coimbra, um evento que contou com a presença de mais de 300 pessoas e um painel de convidados de excelência, com o objetivo de promover a troca e aquisição de conhecimentos no âmbito da economia social, da nutrição e da saúde.

Nestas II Jornadas de Nutrição e Economia Social, foram abordados temas vastos como o estado nutricional dos utentes em entidades de economia social, gestão das unidades de alimentação e ferramentas de apoio, bem como os desafios e inovações da alimentação coletiva no setor social.

A manhã iniciou com a sessão solene de abertura, destacando-se as intervenções da Dr.ª Alexandra Bento (Bastonária da Ordem dos Nutricionistas), do Prof. João José Joaquim (Presidente da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra), da Professora Doutora Ana Baltazar (Coordenadora da Pós-Graduação em Nutrição, Alimentação Coletiva e Restauração) e do Professor Doutor João Lima (Professor da Pós-Graduação em Nutrição, Alimentação Coletiva e Restauração), que destacaram a importância do Nutricionista e dos cuidados de alimentação e nutrição nas variadas áreas de intervenção da Economia Social.

O primeiro painel do dia contou com os distintos contributos da Dr.ª Ana Costa (Terapeuta Ocupacional – TO HELP), da Dr. ª Ana Rita Bastos (Nutricionista – APCC), da Dr.ª Mariana Ferreira (Terapeuta da Fala) e Dr. Nuno Matias (Nutricionista) do Centro de Reabilitação Rovisco Pais, abordando-se as dificuldades alimentares ao longo do ciclo de vida, quais os desafios da alimentação coletiva nas instituições sociais e ainda a Intervenção multidisciplinar: a cereja no topo do bolo.

O segundo painel, contou com a participação dos oradores Dr.ª Daniela Vareiro (Nutricionista – SCM Vila do Conde), Dr.ª Manuela Barros (ITAU – SCM Porto) e Dr.ª Maria Armanda Marques (Nestlé Health Science) permitiu três abordagens multidisciplinares acerca do Estado Nutricional nas UCC e ERPI, e versou especificamente sobre a importância de uma avaliação precoce, a importância da alimentação coletiva e os desafios da suplementação.

A tarde iniciou-se com o terceiro painel que contou com a presença de três aclamados oradores, o Dr. Paulo Niza (Nutricionista – SCM Lagos), Dr. Miguel Godinho (Nutricionista – Nutrialma), Dr. Rui Lopes (Nutricionista e Chefe de Cozinha), que transmitiram aos presentes os desafios e oportunidades da gestão de unidades de alimentação, a ficha técnica como ferramenta de apoio à gestão e a interação entre gastronomia e nutrição: uma união possível.

Terminaram por fim as jornadas com um último painel que colocou lado a lado a Dr ª. Rita Ferreira (Nutricionista – Eurest), Dr ª. Ana Teresa Almeida (Nutricionista – SCM Marco de Canaveses) e Dr ª. Cláudia Viegas (Nutricionista – ESTeSL-IPL), sobre os temas de alergias e intolerâncias alimentares, intervenção da Nutrição na Ação Social e Sustentabilidade Alimentar: ideias para o futuro.

No final do evento todos participantes puderam colocar todas as suas questões sobre os temas em debate e maturar as suas ideias e conceções sobre a importância da Nutrição na Economia Social.

 

(Texto: Bruna Silva, aluna da Pós-graduação em Nutrição, Alimentação Coletiva e Restauração)